Como tirar virus do pc sem formatar ( Atualizado ) passo a passo

Está com vírus no computador? então confira nesse artigo como tirar virus do pc sem formatar. hoje eu trago 3 ferramentas grátis para remover todos os tipos de vírus.

Se o seu computador está lento, travando e desligando sozinho. confira nesse artigo um passo a passo que pode resolver o seu problema de uma vez por todas.

O que é vírus de computador ?

Quando falamos em vírus, há muitas informações erradas circulando na internet sobre o termo “vírus”, então eu vou esclarecer e definir de uma vez por todas sobre  os vírus de computador:

Ele é um programa ou parte de um código malicioso capaz de se autorreplicar que se infiltra no seu dispositivo sem o seu conhecimento ou permissão.

Não tem como negar, os vírus são muito irritantes, mas a maioria dos vírus são criado para infectar e controlar seu dispositivo.

Um vírus pode se alastrar a vários computadores e redes ao criar cópias deles mesmos, assim como um vírus biológico humano que passa de uma pessoa para a outra.

Você sabe qual  é a diferença entre vírus e malware?

Muita gente usa o termo “vírus” para se referir a qualquer tipo de arquivo perigoso, um vírus é apenas uma categoria de malware (software malicioso), que inclui todos os tipos de código malicioso, criados com o único intuito de serem prejudiciais. Além dos vírus, existem outros tipos de malware a serem observados.

Como os vírus de computador funcionam?

Bem, vamos resumir… “Vírus de computador” é um termo bem abrangente, que inclui vários tipos diferentes de vírus.

Ao definir exatamente como os vírus de computador funcionam, podemos dividi-los em duas categorias diferentes: aqueles que começam a infectar e se replicar assim que entrar no computador e, os que ficam inativos, esperando que você os ative (ou seja, aguardando que você sem querer execute o código).

Os vírus têm quatro fases

  • Fase dormente : Essa faze e quando o vírus permanece oculto no seu sistema, só aguardando.
  • Fase de propagação: Nessa faze o vírus se tornar viral. Ele se replica e cria várias cópias de si mesmo em arquivos, como programas ou outras partes do seu disco. Os clones podem ser levemente alterados na tentativa de evitar a detecção e também se autorreplicam e criam mais clones que continuam se copiando e assim por diante.
  • Fase de ativação: Nessa faze é necessária uma ação específica para acionar ou ativar o vírus. essa ação pode ser uma ação do usuário, como clicar em um ícone ou abrir um aplicativo. Alguns outros vírus são programados para ganhar vida após certo período de tempo, como após a reinicialização do computador dez vezes (isso é feito para ofuscar a origem do vírus).
  • Fase de execução: Aqui começa tudo. O vírus libera sua carga, e o código malicioso que prejudica seu dispositivo.

Como os vírus de computador se espalham?

Os vírus de computador se espelham de várias maneiras pela internet e  mecanismos de infecção,  Os vírus podem entrar no seu computador por: E-mails, Downloads, Serviços de mensagens, Software antigo e Malvertising.

Sinais de que o computador está com Vírus

Após o vírus infectar o seu computador e entrar na fase de execução. você  pode Observar os seguintes efeitos na sua máquina:

  • Computador muito lento
  • Arquivos ausentes ou corrompidos
  • Pop-ups desnecessários
  • Rotação constante do seu disco rígido
  • Programas ou o sistema operacional congelando ou travando
  • Acontecimentos inexplicáveis, como aplicativos que abrem por conta própria ou novos arquivos que aparecem aleatoriamente

Além de causar esses problemas de desempenho no seu computador, os vírus também podem roubar dados pessoais e confidenciais, como nomes de usuário, senhas e dados de cartão de crédito.

Alguns vírus também podem enviar spam a todos os seus contatos e tentar passar o vírus para eles, que é outra maneira de espalhamento.

Como tirar virus do pc sem formatar?

Para remover todos os vírus do seu computador sem precisar formatar. vamos usar 3 ferramentas e essenciais para fazer essa limpeza completa. há, mas não se preocupe, são 3 ferramentas gratuitas que você pode fazer o download logo abaixo.

A primeira ferramenta que vamos usar é o HouseCall – Varredura de vírus online e gratuita

O HouseCall foi desenvolvido pela empresa Trend Micro.  O aplicativo possui um sistema muito interessante de relatórios de varredura, os quais podem ser consultados a qualquer instante.

Neles é possível selecionar a data em que as análises foram feitas e visualizar arquivos infectados, ação tomada, risco para a máquina, etc…

A segunda ferramenta que vamos usar é o ESET Online Scanner gratuito

A Eset Online Scanner é uma ótima ferramenta, muito fácil, ela pode ser executada ao lado de qualquer antivírus existente. você pode remover com ela vírus, trojans, spywares, phishings e outras ameaças da Internet. sem registro e verificação única totalmente gratuita.

A terceira ferramenta que vamos usar é o Kaspersky Virus Removal Tool

Essa ferramenta foi desenvolvida com a qualidade Kaspersky – eleito como a melhor proteção antivírus, este é um utilitário que detecta e remove todos os tipos de perigos que possam estar em seu computador.

Assista no vídeo abaixo de como usar ás 3 ferramentas de remoção de vírus da maneira correta!

Abaixo você pode obter ás ferramentas com segurança

Ferramenta  HouseCall – Varredura de vírus online e gratuita com segurança

Ferramenta ESET Online Scanner gratuito com segurança

Ferramenta Kaspersky Virus Removal Tool com segurança

Gostou do conteúdo? não esqueça de comentar e compartilhar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *