Pular para o conteúdo

Windows 11 recebe proteção contra phishing

Windows 11 recebe proteção contra phishing, A mais nova atualização 22H2, ganhou uma proteção contra phishing, Veja neste poste como ativar.

continua depois da publicidade...

Este golpe está cada vez mais comum, ele engana os usuários para roubar senhas de acesso a sites e aplicativos.

Quando os usuários digitam suas senhas em sites mal-intencionados, vão receber um alerta do antivírus Microsoft Defender SmartScreen, informa a Microsoft em nota oficial lançada na sexta-feira dia (7).

O software vai solicitar uma alteração de senha para que potenciais invasores não acessem as contas, e também vai avisar quando usuários utilizarem uma mesma senha em vários sites diferentes.

Segundo informações da Microsoft, a proteção vai ficar diretamente integrada no sistema operacional do Windows 11 para “entender o contexto de entrada de senha dos usuários”.

“A Proteção Avançada contra Phishing do sistema operacional  Windows 11, tem uma visão incomparável do que está acontecendo no nível do sistema operacional”, diz a nota.

“Ela pode identificar quando os usuários digitam suas senhas de trabalho ou escola de forma insegura”.

Sendo assim, a proteção vai avisar quando os usuários colocarem suas senhas em documentos Word ou Bloco de notas.

 “A proteção vai recomendar que eles excluam sua senha do arquivo”, diz o comunicado.

A empresa também vai cruzar informações dos sites para identificar se eles distribuem conteúdo enganoso. Quando for identificado, a Microsoft vai avisar a os usuários para não acessar naquele determinado site com login e senha.

Veja como ativar a proteção contra phishing

Os ataques por phishing enganam usuários através de páginas falsas, que se parece muito  com página verdadeiras.

O golpe acontece quando o usuário clica no link ou tenta fazer o login, exemplo: e-mail, telefone e senhas podem ser roubados por criminosos.

Para evitar esse golpe, basta seguir os passos a seguir:

  1. Abra o menu “Iniciar
  2. Digite “Controle de aplicativos e navegadores
  3. Vá em “Proteção baseada em reputação
  4. Ative a “Proteção contra phishing
  5. Marque a opção “Avise-me sobre aplicativos e sites mal-intencionados”. Isso vai permitir que o Windows 11 informe quando estiver diante de um app ou site não confiável.
  6. Marque a opção “Avise-me sobre a reutilização de senha”. Isso vai evitar a repetição de senhas ao configurar uma nova conta online.
  7. Marque a opção “Avise-me sobre o armazenamento não seguro de senhas”. O Windows notificará se o usuário salvar senhas em plataformas de texto facilmente acessíveis.
  8. Pronto, seu PC está protegido de ataques phishing.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *