Pular para o conteúdo

A nova crise na China! Entenda o que está acontecendo

A nova crise na China! Entenda o que está acontecendo! A notícia sobre a segunda maior economia do mundo que pode quebrar a qualquer momento, tem preocupado o mundo inclusive o Brasil.

continua depois da publicidade...

É talvez você esteja se perguntando, mas porque eu tenho que me preocupar com a nova crise na China?

Entenda a profundidade é o tamanho dessa crise.

A crise da construção civil Evergrande, a segunda maior empresa chinesa, deu sinais, de que pode provocar um colapso no mercado financeiro mundial.

Os resultados contábeis da empresa sinalizaram um endividamento acima do ideal, o que derrubou as Bolsas de Valores por todo o mundo.

Todos esses negócios e setor imobiliário da China representam um terço da produção econômica do país. isso significa que uma crise em um mercado crucial como imobiliário pode afetar o sistema financeiro Global.

30 imobiliárias já perderam o pagamento da dívida externa, a Evergrande deu um calote no ano passado em sua dívida de 300 Bilhões de Dólares 1,5 trilhão de reais.

Essa é a maior em destaque, portanto se esse colapso realmente acontecer, não vai afetar somente a China, também o Brasil é o resto do mundo vai ser muito afetado.

O que causou a nova crise na China ?

A China teve um crescimento estratosférico investindo no mercado imobiliário, embora saibamos que a China tem diversos negócios Globais.

Mas o investimento principal tem sido o mercado imobiliário, um dos maiores motores de crescimento da economia chinesa nas últimas décadas.

É para você ter uma ideia, 70% da riqueza da China vem do mercado imobiliário.

Nos últimos anos, A China construiu cinco vezes mais que a Europa e América juntas, em construção de imóveis. Com todo esse crescimento, a população começou também a ganhar muito dinheiro nesse mercado.

Segundo pesquisas, 95% dos chineses têm algum investimento neste mercado, essas pessoas começaram a recorrer aos bancos, pegando dinheiro emprestado para investir na compra de imóveis.

Pesquisas mostraram que muitos pegaram empréstimos com valores de até 23 vezes maior que sua receita anual.

A ideia era comprar um imóvel na baixa e vender na alta, agora imagine a movimentação financeira disso tudo.

A China tem mais de um bilhão de habitantes, e 95% deles faz esse mesmo investimento.

Não conseguindo atender a toda essa demanda, as grandes construtoras começaram a vender imóveis que ainda nem existiam.

Às construtoras começaram a fazer pré-vendas com imóveis na planta, que representam de 70 a 80% das vendas de novas casas na China.

Sendo que as construtoras precisam desse dinheiro, porque usam para financiar vários projetos ao mesmo tempo, mas com a economia fraca, perda de emprego e cortes salariais.

Muitos chineses jovens de classe média não estava mais investindo em imóveis. é as construtoras estavam contando com a entrada de dinheiro, e essas novas vendas não estavam mais acontecendo.

Às construtoras pararam seus projetos e, essas pessoas que pegaram empréstimo de até 23 vezes o valor dos seus ganhos anuais, pararam de pagar a os bancos, e a inadimplência começou a aumentar.

São mais de 13 milhões de projetos inacabados, é agora que entra a Evergrande, a empresa estava recebendo dinheiro de todas essas pessoas, fazendo vários projetos ao mesmo tempo, achando que isso nunca ia acabar.

Só que o pior meus amigos, veio átona e, essa bolha estourou, esses 70, 80% de imóveis na planta, que estavam para ser construídos, foram para o ralo é a insegurança só aumentou, aqueles 95% de pessoas que estavam investindo, ficaram com medo e pararam de pagar.

O governo precisou tomar uma medida desesperada, para fazer a economia reaquecer. Zerando às taxas de juros.

Mas o pior veio depois, quando o governo não viu nenhum resultado, eles tiveram que congelar as contas bancárias da população, alegando que estavam fazendo uma investigação de irregularidades.

Mas o pior de tudo, foi quando o governo anunciou que o cidadão só receberá de volta, até 75 mil dólares, quem tinha mais que isso perdeu.

Para alguns, eles alegaram, que acharam alguma irregularidade, que por sinal, eles não falaram quais irregularidades eram. por se tratar de um governo fechado, perderam tudo!

Ás pessoas não acreditaram e fizeram muitos protestos, além de toda essa crise, as pessoas ficaram sem dinheiro e, com a possibilidade de perder tudo.

Evergrande sem saber como pagará essa dívida, sinalizou uma falta de confiança, em um dos principais Pilares, foi fazer a segunda maior economia do mundo, ficar desacreditada por investidores no mundo.

A crise se instalou de vez na China e não vai conseguir cumprir a sua meta anual de crescimento de 5,5% ao ano.

Esse crescimento meteoro da China talvez tenha ficado para trás, mas qual a previsão do cenário?

Taiwan é um dos principais fornecedores da China e, com toda essa instabilidade, já ameaçam não atender mais a China.

Com isso a China terá que buscar outros fornecedores, É com certeza com custos bem maiores.

Isso se refletirá diretamente na nossa economia com produtos mais caros ou até mesmo a falta deles.

A previsão mais pessimista de alguns analistas, é a China invadir Taiwan e virar uma guerra como na Rússia e Ucrânia, especialmente por ser forte aliada da Rússia em sua posição no conflito ucraniano.

Entendi, mas o que eu tenho a ver com essa crise da China?

A China é o principal parceiro de negócios do Brasil. tudo que consumimos em termos de insumos, vem da China, peças de informática, Matéria prima, vestuário etc.

Quem lembra que durante o lockdown da China, Grandes empresas de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, tiveram que parar sua produção por falta de embalagens?

Essas empresas tiveram que parar sua produção, porque a maioria são fabricadas na China.

Então se você trabalha em uma grande empresa ou pequena, ou é apenas um vendedor Autônomo, você deve se preocupar.

A situação realmente é bem complicada, é o problema é gigante. Vamos torcer para que a China saia dessa, para o seu próprio bem e para o resto da economia mundial. Que também inclui o Brasil!

Você acha que a China vai superar as dificuldades, ou a previsão dos especialistas de que a crise se estourou vai se concretizar?

Deixe sua opinião nós comentários, vou ficando por aqui, um forte abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *